Valle de Bravo - Estado do México

E aí está meu primeiro PUEBLO do ano, porque sou dessas, adoro pueblar.


A Lu, uma amiga que fiz pelo grupo de brasileiros que eu participava, uma vez subiu umas fotos desse lugar e eu pirei.... rs Conversando depois com ela, tive certeza que aquele pueblo era minha cara. Mas, nunca deu certo de visitar, porque fica relativamente longe de SLP. 
Eis que no meu tour pra Nevado de Toluca, constava uma parada de uma tarde onde? Onde? Valle de Bravo.





Aí já aprendi duas coisas: que é Valle DE BRAVO, e nao DEL BRAVO, como eu sempre falei E fica pertinho do Nevado, meia hora. Ou seja, dá pra fazer no mesmo dia os dois passeios .

Dá mesmo? HAHAHA, entao, eu cheguei em Valle cuspindo meus pulmoes pra fora, conforme relatado no meu post anterior,  super enjoada pela descida do Nevado que durou HORAS e com fome. Mas, confiem em mim, DÁ.



Vamos falar de VALLE DE BRAVO?


O lago é o maior atrativo de Valle de Bravo, Pueblo Mágico, onde você pode praticar esportes aquáticos, passear de iate ou lancha, velejar ou pescar. Pela maravilhosa geografia do local, Valle de Bravo é um destino que também proporciona atividades como ciclismo de montanha, trekking, equitação, alpinismo,  voo em parapente e asa delta. 

Mas Melissa, o que voce foi fazer aí se voce é a mais sedentária das sedentárias? O vulcao já valeu pra uns anos nao? rs
Gente é pueblo né, tem a pracinha central com sorveterias fantásticas, cafés fofos, arquitetura muito bonita... 

Confesso que quando eu cheguei roxa de fome e super cansada, fiquei tentando entender como era Pueblo Mágico se nem era tao bonito. A van do tour nos deixou já no lago e eu comecei a ficar zonza do tanto de gente querendo que eu comprasse algum passeio , por terra, água ou mesmo pelo ar... Comecei a ouvir tudo meio distorcido....rs





Escolhemos um restaurante simpático com vista pro lago e depois que consegui comer e a cor voltou a meu rosto, saímos conhecer o lugar. E fui pela estratégia básica, procurar o combo: pracinha coreto e igreja.




Nao deu outra, o caminho até lá já me rendeu várias paradas de admiracao e finalmente eu tinha encontrado o que via em fotos pela internet.
A cidadezinha me lembrou muito Ouro Preto, com suas ruas de pedras , fachadas brancas e terracota. Pelo centrinho tinha uma infinidade de opcoes para comer, mas, já tinha feito isso .






O que eu adorei foi o sorvete de um estabelecimento europeu , bem na pracinha, com um senhor polaco simpático.

Sorveteria , Flor casual.



A luz estava muito bonita, e eu consegui tirar muitas fotos boas.





Entao a conclusao é a seguinte: se voce curte esportes vai amarrrr o pueblo. Tem de tudo. Acho que vale muito a pena se hospedar por lá num final de semana e curtir o combo montanha e lago.  E a Lu ficou num hotel bem bacana com piscina infinita pro lago... Tem muitas opcoes por lá.

Olha o que ela me escreveu na época:

Que dizer de Valle de Bravo...

Acordar e olhar aquele lago, desenhado para ser uma represa, brilhando com a luz do sol, lanchas e barquinhos cortando o lago ... é simplesmente magnifico !
Levamos uma hora e meia para chegar em Valle de Bravo, saindo de Lomas de Chapultepec (CDMX)  em uma sexta-feira, depois da escola da minha pequena Isabella. Estrada boa, tranquila e no fim de tarde chegamos no espetacular El Santuario. 
Espetacular define bem o hotel que tem quartos amplos, bem decorados no estilo 90's com pedra e madeira, todos com vista para o lago e uma piscina para relaxar. Sim, eu disse uma piscina no quarto, claro que não para 10 braçadas peito, mas para relaxar em família. 
Além disso, o hotel tem um cardápio saboroso, você só sai do hotel se estiver com muita vontade de conhecer a cidade.
Na parte externa do restaurante tem piscina com pequenas jacuzzis e ótimo espaço descansar ao sol, ler um bom livro, conversar com amigos. Há spa, momentos de meditação, passeios de lancha, tudo a parte, mas pagável. 
Como não consigo chegar em um pueblo diferente e não conhecê-lo, agarrei família e saímos para o centro, ruas estreitas de pedras, restaurantes diversificados, acabamos jantando um dia em um restaurante de um senhor suíço que vive em Valle há 17 anos, e não pensa em sair de lá. 
Passeamos um dia mais para conhecer o Mercado de Artesanias - pequeno mas bem organizado e com preços ótimos, a Iglesia de San Francisco de Asis, muito bonita, com suas pinturas marcantes e de cores vivas, também conhecemos o Templo de Santa Maria Ahuacatlán, onde está o Cristo Negro, isso já no caminho a Avándaro, onde resolvemos jantar no nomeado VE Cocina Española, me senti na Espanha deliciando um pulpo perfeito e muito bem condimentado.
Avándaro também tem um centrinho comercial com móveis de madeira bem feitos e de design diferenciado, além de vários passeios na montanha para os amantes de esportes, como asa delta e ciclismo.
Indico muito conhecer esse pueblo mágico e o hotel El Santuario. Experiências para um fim de semana diferente, aventureiro e lindo. Eu já quero voltar !  (Lu Pagotti, minha amiga, num email pra mim)

Foto da Lu

Foto da Lu



O único ponto negativo que vou ressaltar, é que foi a primeira vez que conheci um pueblo mágico com lixo nas ruas, fiquei até chocada, porque quem conhece o México sabe que nao é comum ter lixo jogado por aí... E eu que já me acostumei, fiquei chateada. Tira um pouco da beleza do lugar.



Mas pensem com carinho em fazer esses dois passeios, chegar no seu limite físico no Nevado de Toluca e depois relaxar em Valle de Bravo. Eu nao relaxei porque vim embora pro meu rancho, e sim, foi uma INSANIDADE esse bate e volta, mas, valeu super a pena!





SALUDOS.





Share:

0 comentários