DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA no México


Já faz aproximadamente um ano que você está trabalhando no México e começa a escutar dos seus colegas que está na hora de fazer a declaração anual de ajuste fiscal e vem aquela insegurança de quem acabou de chegar no país e não quer fazer nada errado.





Então para ajudar resolvi escrever esse textão para você evitar alguns erros que eu cometi por falta de informação e com isso acabei perdendo dinheiro L.

Para maximizar a sua restituição você deve estar atento aos seguintes pontos:

1.       Pedir a FACTURA para todos os gastos com médicos e gastos com mensalidade escolar assim que possível.
a.       Para pedir a FACTURA é necessário informar o seu nome, RFC, endereço e contato telefônico. Tenha um cartão impresso com toda essa informação para facilitar...
b.       IMPORTANTE: O pagamento deve ser realizado com cartão de crédito, débito ou transferência bancaria. Nunca em dinheiro, pois não sei porque você não recebe restituição para pagamentos em dinheiro vivo.





2.       Cadastrar sua contraseña no SAT.

a.       Você vai precisar do seu RFC, CURP, passaporte, comprovante de endereço, e um pen drive USB
b.   Entrar em https://citas.sat.gob.mx/citasat/home.aspx e agendar uma visita em um escritório mais próximo da SAT para entregar os documentos, gravar uma arquivo eletrônico no seu PEN DRIVE e cadastrar uma senha pessoal. Sem esse arquivo e sem a senha você não conseguirá fazer sua declaração anual e outros serviços nesse site.





c. Depois de cadastrar uma senha você poderá acessar o link  https://rfc.siat.sat.gob.mx/PTSC/RFC/menu/index.jsp?opcion=2 e gerar uma cédula  de identificação do contribuinte. Essa cédula vai facilitar a sua vida quando você for  pedir FACTURA no consultório médico ou na caixa da escola do seu filho.



3.       Submeter sua declaração até o dia 30 de Abril ao Servicio de Administracion Tributária.

a.       Acesse o site www.sat.gob.mx




b.       Clique em DECLARACIONES > ANUALES > PERSONA FÍSICAS
c.       Entre com seu RFC e contaseña (previamente cadastrada no item 2)





d.       Clique em ENVIAR
e.       Clique em Presentar declaracíon.
f.        Automaticamente já deverá aparecer para você as suas entradas (salários, bônus, etc.) previamente declarado pela empresa em que você trabalha e os devidos descontos realizados em holerite.
g.    Automaticamente também aparecerão as FACTURAS emitidas contra o seu RFC. A maioria das FACTURAS são irrelevantes para pessoa física. Tenha foco nas FACTURAS médicas e de mensalidade escolar.
h.       O cálculo do saldo devedor ou a receber será apresentado.


4.       Se tudo estiver de acordo é só clicar em ACEPTAR.


5.       Agora em 2017 aconteceu comigo que as FACTURAS da escola não estavam classificadas como educação e portanto não estavam favorecendo a minha restituição

a.       Tive que clicar em RECHAZAR e reclassificar cada FACTURA como gasto com mensalidade escolar.
b.       Tive também que informar qual membro da família foi beneficiado e seu devido CURP.
c.       IMPORTANTE: O Nome do dependente deve ser informado no formato oficial mexicano, APELIDO PATERNO, APELIDO MATERNO e NOMBRE conforme está no documento oficial que você recebeu o número do seu CURP.
d.       Depois de corrigido clique em ACEPTAR.
e.       Salve uma cópia da sua declaração e do recibo de envio.
f.        Aqui não tem que declarar bens como se faz no IR do Brasil.


6.       Caso você tenha restituição a receber coloque a informação bancária e sua restituição será depositada em conta em até 10 dias. Existem outras opções como sacar o dinheiro num escritório da SAT, mas não sei como funciona e qual a burocracia.


7.       É bom você dar uma conferida no status da sua declaração depois de uns 2 dias para saber se há pendências, se você caiu na malha fina ou teve outro problema.

a.       Acesse www.sat.gob.mx
b.       Clique em TRÁMITES
c.       Agora clique em TRÁMITES > DEVOLUCIONES Y COMPENSACIONES > SEGUIMENTO DE TRÁMITES Y REQUERIMIENTOS (DEVOLUCION AUTOMÁTICA 201x)
d.       Insira seu RFC e contraseña.
e.       Se o status for RECHAZADA, você teve algum problema e deverá conferir se:
                                                               i.      Os nomes e CURPS dos dependentes em cada FACTURA está correta (lembre que deve estar conforme consta no seu documento recebido da imigração, APELIDO PATERNO, APELIDO MATERNO, NOME.
                                                             ii.      Se as notas fiscais estão corretamente classificadas. Livros são cobrados pela escola e vem com factura da escola mas não devem ser considerados como mensalidade.


Espero ter ajudado.



Escrito por:


Flavio Ono, engenheiro, morando em Ciudad de Juarez a quase 2 anos e já na segunda declaração de IR mas ainda aprendendo os macetes para maximizar a restituição.



Eu, Mel, só posso dizer obrigada ao Flávio porque mesmo sendo contadora, há anos tento escrever um post sobre Imposto e Renda no México e simplesmente nao consegui. Flávio, voce sempre terá meu obrigada e as portas abertas do Blog.




Share:

1 comentários

  1. Olá, será que podem me ajudar?

    Meu marido chegou em novembro/17 no México. Mesmo assim devemos declarar?

    Obrigada

    ResponderExcluir