3 fatos interessantes sobre o México que eu desconhecia.

Eu tenho o Blog há quase 3 anos, e um dia aquele tanto de coisas que eu tinha que contar pra vocês, eu já contei.
Então eu tenho que esperar coisas novas acontecerem, contar com a incrível ajuda dos meus colaboradores, e, PESQUISAR! Leio uma infinidade de Blogs e sites, não só do México como de outros países, e filtro o que acho de melhor...

Numa das pesquisas que fiz, me deparei com dados muito interessantes que desconhecia do país, ou seja, ainda não tinha dissertado sobre isso. Achei válido pesquisar mais sobre e dividir com vocês que aqui vivem, ou curtem mesmo a terra dos astecas.


Sabiam que o espanhol não é a língua oficial do México?






O México não tem uma língua oficial e tem  resistido em nomear uma, porque ainda há muitas línguas indígenas faladas em todo o país. Existem 11 famílias de línguas, 68 grupos lingüísticos e mais de 364 variações. 
Em 2003, o México promulgou uma Lei que diz que as línguas indígenas, assim como o espanhol, são válidos para qualquer assunto público ou trâmite (aplicação ou procedimento).
Já pensou chegar num departamento público e mandar um maravilhoso idioma indígena? Como faz quem não tem a menor idéia do dialeto?
Eu particularmente nunca me deparei com uma situação parecida aqui. Então fiquem tranquilos e continuem aprendendo o espanhol antes de mudar, depois, podem entrar em algum curso de idioma indígeno por aqui.




Os 10 idiomas indígenas, mais falados no México são:




Pelo menos 90% dos funcionários de cada empresa devem ser mexicanos

Artigo 7º da Lei Federal do Trabalho: Em cada empresa ou estabelecimento, pelo menos 90% dos trabalhadores devem ser mexicanos. Se não houver mexicanos disponíveis com a formação especializada, a empresa pode temporariamente contratar trabalhadores estrangeiros; No entanto, o negócio e os trabalhadores estrangeiros têm a obrigação de treinar mexicanos na especialidade. Esta seção não se aplica a diretores, administradores ou gerentes gerais.

Há também empregos que só os mexicanos são autorizados a manter. 

Isso dificulta e muito a contratação de nós brasileiros. Eu acho mais fácil quem chega aqui transferido de alguma empresa, principalmente pros cargos iniciais.  Inclusive li que algumas profissões, principalmente na carreira aérea e ferroviária, só podem ser exercidas por mexicanos de nascimento. Nunca soube disso.






Os estrangeiros são proibidos de "interferir" nos assuntos políticos

O artigo 33 da Constituição mexicana proíbe estritamente que os estrangeiros se envolvam, de qualquer forma, com assuntos políticos no país. A pena para este é a deportação. Isso inclui vpessoas com vistos temporários ou permanentes.

Se você for um estrangeiro como eu, PENSE duas vezes antes de participar de uma marcha política, assinar uma petição  ou se envolver publicamente em assuntos políticos. Cada um na sua por aqui pessoal. Vamos ficar bem quietinhos e deixar eles se preocuparem ou não com a atual situação do país. Eu mesmo já vou parar o assunto por aqui, vai que né....






Achei legal compartilhar e chequei a veracidade das informações que colhi ali e acolá. Se souberem de mais algumas coisas interessantes que eu ainda não soube, só deixar recadinho pra mim que com mucho gusto y toda confianza , vou checar.


Saludos.




Share:

2 comentários

  1. Eu, particularmente, acho os dois últimos pontos bem discriminatórios.

    ResponderExcluir
  2. Gostei!!!! Agora vi um dos motivos pq é tao dificil encontrar emprego aqui, somente buscando (e nao vindo contratada do BR).

    ResponderExcluir