Comidas Mexicanas Exóticas - Aceitam?

Eu não teria a menor condição em escrever esse post pra vocês, porque , de verdade, ainda não tive coragem de partir pra culinária exótica.
Molletes até que tudo bem, apesar de não achar tão normal assim, mas, formigas não dá.
E vocês, topariam? Gostam? 
A Marina vai mostrar pra gente, essa gastronomia tão peculiar.



Quando eu comento no Brasil que comemos Molletes, os famosos (ou completamente desconhecidos) pães com pasta de feijão (aqui se diz frijoles refritos), queijo derretido e pico de gallo (que é como um vinagrete feito de tomate, cebola, cilantro e chile e a maioria das vezes está picante) no café da manhã, muita gente me olha feio e diz: “Pão com feijão e queijo??????????” 




O México é famoso por combinar temperos, ervas, doce com salgado, doce com picante e tudo fica delicioso. Claro, tem que ter tempo para se acostumar, para os mais exigentes. Ou mais enjoados, quem sabe! Mas o ponto de tudo isso é que, se os molletes parecem algo de outro mundo para nós, vamos ver o que mais de tão “exótico” o México tem pra oferecer... Ou seria melhor dizer “estranho”, para nós brasileiros?





A maioria dos pratos exóticos mexicanos é de origem pré-hispânica e, aos nossos olhos, eu diria “pra lá de exóticos”. São pratos feitos a base de insetos, larvas, partes do boi, do porco – e outros bichos - que a gente não está acostumado a comer... Eu diria que tudo é pra quem tem estômago mesmo, porque dos que eu vou citar abaixo, eu só provei dois ou três, sendo que 2 deles, eu só soube o que era depois de experimentar... E gostei.

Prontos?


Huitlacoche


É um fungo que cresce na espiga do milho e aí fica “parasitando”. É preparado para comer com tortillas ou outros pratos mais elaborados pelos chefs mexicanos. Nunca provei... E não sei se um dia provarei.






Grilos e gafanhotos


Aqui conhecidos como “grillos” e “chapulines”, se comem tostadinhos acompanhando tacos, guacamole, misturados com frutas secas (assim foi como eu provei a primeira vez), com limão e chile.






Escamoles


Os escamoles são ovos de formiga. Muitos hoje vêem esse prato como Gourmet, já que não é tão fácil encontrar, nem barato comprá-los.
Vi algumas maneiras de preparar em vídeo no Youtube, mas geralmente são fritos na manteiga com ervas ou preparados como tortas. 





Gusanos de maguey



Bom, gusano é larva, uma lagartona mesmo, da planta Maguey, planta usada para a fabricação do tequila. Eu, sinceramente, passo! Não gosto nem de olhar e DUVIDO que algum dia eu experimente.  Só de ver dentro das garrafas de tequila já me arrepio.
Pra quem quiser acompanhar com guacamole... Aí vai a cara do prato.





Jumiles



Nunca vi nas ruas, mas vi uma vez num programa de televisão. AAAAAAAAA Socorrooooooo. São insetos. Pra mim, sinceramente, parece uma Maria-fedida. Dizem que parece uma goma de mascar com sabor a menta-aniz. Eu não quero conferir o sabor. Pra comer tostadinho no taco (mas tem gente que come VIVO mesmo....)





Acociles



Os acociles são pequenos camarões de cor vermelho vivo. São preparados com casca e cabeça e também nunca provei. Talvez esse sim eu encare. Com limãozinho e uma cerveja, óbvio...





Nucú ou Atta



É uma formigona que, depois da época de chuva, saem caminhando por aí. Mais comum no estado de Chiapas, elas são as famosas Tanajuras, ou como eu conheci uma vez, Formiga-içá. Também rica em proteína, pra comer tostadinha. Alguém aceita?






Tacos de cabeça, tripa, língua...



Nunca vi povo para aproveitar todas as partes de um animal como os mexicanos. Acredite, tem tacos de tudo o que você imaginar: cabeça, olhos, cérebro, testículos, tripas, língua... Eu já provei de tripa, cabeça e língua. E são gostosos. Meu preferido é de língua, com cebola e coentro, sal e limão.

Vai um taco de tripa aí?
Provechito!






E aí? "Se te antoja"?


Escrito por:






Marina Machado, Pedagoga de profissao, mãe tempo integral por opção, mexicana de coração. Mãe de 2. Vivendo no México desde 2011. Dona do blog Mexico Lindo by Marina! (e minha amiga pessoal....) 


Share:

0 comentários